14 de jan. de 2011

Tio Boonmee, que Pode Recordar Suas Vidas Passadas


O tailandês Apichatpong Weerasethakul é um dos maiores nomes do cinema comtemporâneo. Seus filmes já passaram por vários festivais e receberam diversos prêmios. Seu último filme foi Tio Boonmee, que Pode Recordar Suas Vidas Passadas (2010) que venceu a Palma de Ouro em Cannes.

A história do filme é simples, Boonmee (Thanapat Saisaymar) está doente e a beira da morte. Ele passa seus últimos dias junto a seu sobrinho Tong (Sakda Kaewbuadee) e sua cunhada Jen (Jenjira Pongpas), que o
ajudam em casa e lhe fazem companhia. Mas algo inesperado acontece, sua esposa já falecida retorna em forma de espírito para cuidar dele e seu filho que havia desaparecido há muito tempo retorna em uma forma não-humana, uma espécie de fantasma macaco.

Pra quem não conhece o trabalho do diretor e a forma com que ele aborda esses temas mitologicos pode parecer um filme de fantasia ou folclore tailandês, mas não é isso, e é aí que fica a sua genialidade. Apichatpong Weerasethakul trabalha esses temas não como fantasias, mas como outras realidades. Essa é o diferencial pelo qual considero ele o maior diretor de cinema atualmente, afinal de contas o mundo é tão diverso que não podemos falar em apenas uma realidade, para alguns Deus é real, para outros se comunicar com espíritos é real, para outros a ciência determina o que é real, a realidade é diferente dependendo do ponto de vista ou visão de mundo e cada grupo humano.

Pontos Fortes: Além dessa visão que valoriza acima de tudo o ser humano, o filme é muito senssorial, Apichatpong Weerasethakul na maioria das vezes aborda em seus filmes temas como a cultura tradicional, a modernidade (tecnologia, ciência, etc.) e a natureza, de forma que os três elementos são contemplados. No que se refere a natureza, nesse filme a senssação é de que você está dentro da tela sentindo o vento, as folhas das árvores, a água a cachoeira e o ar da caverna. A história paralela da princesa na cachoeira é magnífica e rende uma das melhores sequências do filme.

Pontos Fracos: Definitivamente eu não tenho como apontar um ponto fraco, o filme é epifânico, no entanto o cinema de Apichatpong Weerasethakul não é para céticos, ao assistir é preciso se entregar a história como se você estivesse conhecendo uma novo mundo (e está), uma nova cultura, um lugar onde a realidade é composta por bagres falantes, reincarnações, fantasmas macacos, espíritos entre outros seres que a principio não fazem parte do nosso meio. Para quem não está acostumado com filmes lentos recomendo um esforço porque Tio Boonmee, que Pode Recordar Suas Vidas Passadas é maravilhoso, para mim o melhor filme de 2010.


Onde Baixar: Você pode baixar por Torrent pelo Btjunkie e a legenda no Legendas. TV (é preciso se registrar).



Ótimo restinho de sexta-feira e fim de semana pra vocês pessoal, até a próxima!

3 comentários:

  1. muitissimo interessante quero muito ver
    mas toda vez q baixo do legendas.tv vem fora de sincronia ¬¬
    vou ver se descolo ele com legenda embutida
    parabens pela bela postagem ^^

    ResponderExcluir
  2. Tailandês que loko!!!!

    Esse eu vou ver sim, mas como sempre ele vai entrar na fila de espera.rsrsr

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para evitar palavrões e ofensa ao próximo, não impeço comentários que apenas vai contra a opinião de outros mas sim aqueles que ofendem. De resto opine a vontade sobre a postagem a produção ou ator em questão.