10 de jan. de 2011

Love Exposure

Um filme engraçado e divertido em alguns momentos, bizarro e macabro em outros, mas no fundo ele trata de um tema muito sério, o poder da igreja sobre a sociedade.


Drigido pelo japonês Sion Sono, Love Exposure (2008) conta a história de Yu Honda, interpretado pelo integrante da banda AAA Takahiro Nishijima. Yu é filho único de uma família católica. Ainda durante a sua
infância a mãe de Yu morre, mas antes disso ela pediu a ele que se casasse com uma mulher que fosse como a virgem Maria. Algum tempo depois, já em sua juventude, ele vive apenas com o pai Tetsu Honda (Atsuro Watabe) que se tornou padre, este passa a exigir que Yu confesse seus pecados. No entando Yu sempre foi
uma pessoa muito boa e de certa forma inoscente e não conssegue pensar em nenhum pecado que cometeu. A pressão que seu pai faz para que ele se confesse faz com que Yu cometa "pecados" e isso inclui pequenos delitos, vandalismo e outras coisas que ele havia aprendido como incorreto para poder assim atrair a atenção de seu pai. Ao mesmo tempo em que ele se torna um expert em pecar, sobretudo um mestre em tirar fotos de calcinhas sem que as meninas percebam (e isso rende os momentos mais engraçados do filme), ele também está em busca de sua "Maria" e até então se restringe de qualquer forma de ato sexual. É aí que entra a personagem Yoko, interpretada por Hikari Mtsushima qua atua também em Death Note(2006) e Bloody Monday 2, pela qual Yu se apaixona. A partir daí a trama do filme vai crescendo e se complexando pois Yu passa a ser vigiado por Aya Koike (Sakura Ando) e ainda tem a Igreja Zero que é uma instituição pra lá de misteriosa.

Pontos Fortes: O filme mistura comédia, drama, ação, romance e mais algumas coisas insólitas e bizzaras, e o resultado é um ótimo filme, pois ao mesmo tempo em que você se diverte presencia uma crítica social pesada. No geral, pelo menos em minha interpretação e no que eu consegui captar do filme, ele mostra como a religião pode ligitimar uma série de artrocidades, como violência e repressão, e também como ela pode ser usada de forma manipuladora. A instituição igreja da maneira como é mostrada deixa até mesmo de ter uma conexão com o divino e o sagrado para atender os interesses específicos de alguns. Sou a favor de que devemos respeitar as diferentes formas de manifestação religiosa e inclusive me simpatizo por várias religiões, no entando não podemos fechar os olhos para esses aspectos problemáticos os quais o filme aborda, da mesma forma não podemos generalizar esses problemas a todos seguimentos religiosos. Outro ponto forte do filme são a trilha sonora e atuações, eu diria para prestarem atenção na cena em que Yu persegue Yoko na praia, é bem dramática e pra mim consagrou os dois atores como ótimos pois é uma cena difícil.

Pontos Fracos: O filme é enorme, acretidem são praticamente 4 horas de duração, mais exatamente 237 minutos. Também achei que o tema sexualidade poderia ter sido melhor trabalhado. Quanto ao fim, preferia que tivesse acabado sem a última sequência, pra mim o diretor deu uma viajada no final. Confesso que a princípio o fim de deixou frustrado. Apesar disso é um ótimo filme e merece ser visto, mas deixo dois alertas: 1) o filme tem sequêcias com muita violência explícita, com cenas de mutilação e sangue jorrando, se você não gosta muito de filmes assim, está avisado. 2) agora aos fundamentalistas religiosos, o filme é impiedoso com o corrompimento da instituição igreja (o que não quer dizer que todos os seguimentos religiosos estão corrompidos, não podemos generalizar é óbvio), mas não se assustem, eu indico a vocês também, pois uma crítica fundamentada pode ser muito construtiva.


Onde baixar: vocês podem baixar pelo Sora~D Fansubs.



Abraços pessoal, uma ótima semana e até o próximo post!

6 comentários:

  1. esse filme é muito bom de fato ele é imenso mas vale a pena assistir pois é muito interessante e o cara dando aula de como tirar foto de calcinhas é demais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    otima materia ^^

    ResponderExcluir
  2. Nossa realmente essa é inédito para mim, filme forte e viajado, interessante mas um filme desses eu iria assistir dividido, filme é meu problema devido ao tempo necessário para velo.

    Mas o filme realmente me interessou, detalhe no final é dito que é baseado em eventos verdadeiros, que loko!!!

    ResponderExcluir
  3. ashhsuauhshuahuas'
    Nossa,gostei do que vc postou! :)
    E já estou baixando ele!
    Pontos Fortes: O filme mistura comédia, drama, ação, romance e mais algumas coisas insólitas e bizzaras=TUDO QUE EU GOSTO!
    adoooooro!

    ResponderExcluir
  4. Esse foi um que vi a sinopse e fiquei com muita dúvida se baixava, baixei mas não vi ainda, com sua sinopse ficou bem mais claro do que se trata, parece ser daqueles filmes bem polêmicos...

    ResponderExcluir
  5. esse filme é muito estranho! assuntos polemicos? não tem nada disso, é um filme realmente pervertido,não recomendo!pura sacanagem, apenas uma porcaria de se ver.

    ResponderExcluir
  6. Esse Anônimo tem uma opinião forte...

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para evitar palavrões e ofensa ao próximo, não impeço comentários que apenas vai contra a opinião de outros mas sim aqueles que ofendem. De resto opine a vontade sobre a postagem a produção ou ator em questão.