8 de jan. de 2011

Felizes Juntos

Para estrear minha participação no Oyasumi Dramas vou falar de um filme pelo qual tenho um carinho especial e gosto muito, Felizes Juntos (1997). Este foi o primeiro filme do diretor chinês Wong Kar-Wai que assisti, e foi uma ótima introdução ao seu trabalho. Junto com “Amor a Flor da Pele” (2000) são meus filmes preferidos dele.
A história do filme se desenvolve quase que por completo na Argentina. Ho Po-Wing (Leslie Cheung) e Lai Yui-Fai (Tony Leung) vivem um romance cheio de turbulências, eles sempre estão terminando e recomeçando e em um desses recomeços eles partem rumo à Argentina para tentar o amor novamente. No entanto surgem conflitos e mais conflitos e a separação entre os dois ocorre de novo estabelecendo um clima tenso e instável nesse relacionamento. Ambos precisam de dinheiro para levar a vida, Yu Fai começa a trabalhar em uma casa de tango e depois em um restaurante enquanto Po-Wing começa a se prostituir. No restaurante Yu Fai conhece Chang (Chang Chen), um jovem introspectivo colega de trabalho, os dois mantém uma relação ambígua e incerta, oscilando entre amor e amizade. Mas amor tão conflituoso de Yu Fai e Po-Wing ainda não havia terminado.
Kar-Wai é fabuloso nesse filme por abordar as dificuldades de um relacionamento amoroso independente de ser homo ou heterossexual. Longe de fazer romantismo o diretor consegue abordar o amor de forma sincera, verdadeira e humana, portanto os filmes de Kar-Wai são bastante sérios e distante de fantasiar (num sentido utópico, sonhador e desconexo da realidade) sobre essa temática tão complexa. Em minha opinião o melhor diretor no que se refere ao tema amor. A parte técnica também é fantástica, iluminação e fotografia é um ponto forte de Kar-Wai, seu trabalho mais a fotografia de Christopher Doyle é realmente de encantar os olhos. A trilha sonora é ótima também, dentre outras coisas conta com tango e a música que eu adoro “Happy Together” do The Turtles. E sobre as atuações... (oh my dog!) Leslie Cheung e Tony Leung são excelentes, o filme é cheio de cenas complexas e que envolvem muito o sentimento e as emoções humanas e eles dão um show! Sem dizer que Cheung é pra lá de sedutor e Leung um dos homens mais charmosos e elegantes do cinema.
Pontos Altos: A história ótima e sincera, possui uma estrutura original e a cara do trabalho de Kar-Wai, atenção para o como o tempo e espaço é desenvolvido no filme. Além de todas as qualidades que já comentei (fotografia, iluminação, atuações, direção, trilha sonora e outras) o filme ainda se torna mais interessante para nós brasileiros pelas cenas nas cataratas do Iguaçu, que são lindas. Uma boa parte do filme é em preto e branco e tem uma das cenas de sexo mais lindas do cinema. O filme ganhou o prêmio de melhor diretor em Cannes e também concorreu a Palma de Ouro. É um filme que eu realmente indico!
Pontos Fracos: Pra mim o filme não tem pontos fracos. Isso não quer dizer que seja um filme perfeito, mas que está entre os meus preferidos. No entanto é um tipo de filme complexo e mais voltado para arte do cinema do que para entretenimento. Logo, se o que você procura é um bom entretenimento pra de divertir e relaxar, talvez esse não seja uma boa escolha. Mas depois de se entreter com qualquer filme não deixe de ver Felizes Juntos, porque vale (muito) a pena.
Onde Baixar: Você pode baixar o filme e a legenda por torrent pelo vagalume rosa ou pelo trixxx.

6 comentários:

  1. Bem vindo Samuka!
    Para o seu primeiro post já chegou arrasando realmente um lindo filme.bjss

    ResponderExcluir
  2. Belo filme de Domingo a tarde.
    A maior parte sendo na argentina, tem dialogos em espanhol por isso?

    Realista pacas também. O blog vai ficar legal com esse posts diferenciados diversidade.

    Em Samuka se você quiser também tem o nosso "Chat" no fim do blog.

    ResponderExcluir
  3. bem vindo cara fikei interessado no filme já colokei pra baixar acho q vou encodar e upar pro meu blog bela review cara ^^

    ResponderExcluir
  4. Bem vindo cara e béla materia vc escreve muito bem mesmo, o filme ja esta na minha lista.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelas boas vindas pessoal!
    E tem alguns diálogos em espanhol sim Jade, apesar de serem poucos.


    ^^

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente não é meu estilo, mas você escreve super bem.
    Sem erros de português e nem sequer de pontuação, poderia fazer traduções ou revisões...

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para evitar palavrões e ofensa ao próximo, não impeço comentários que apenas vai contra a opinião de outros mas sim aqueles que ofendem. De resto opine a vontade sobre a postagem a produção ou ator em questão.