17 de jan. de 2011

Eternal Summer / Sheng Xia Guang Nian


Eternal Summer é um filme taiwanês do ano de 2006 dirigido por Leste Chen. A maior parte dos meus filmes prediletos são dramas, e este é um ótimo exemplar.


A história gira ao redor de uma triângulo amoroso formado por Jonathan (Bryant Chang), Shane (Hsiao-Chuan Chang) e Carrie (Kate Yeung). Quando criança Jonathan era cosiderado um aluno exemplar e a pedido de sua professora se aproximou de Shane para que este melhorasse seu comportamento dentro da escola, mas o efeito não foi o esperado, e ambos se tornam melhores amigos. Passado os anos, chegando ao fim do período de colégio, essa amizade é extremecida com a chegada de Carrie, uma luna transferida de Hong Kong. Carrie conhece e sai com Jonathan, ambos tentam começar uma relacionamento além da amizade, mas que não dá certo. Shane a princípio demostra ciúmes da relação de Jonathan com Carrie. E esta pos sua vez começa a perceber que Jonathan é apaixonado por Shane. Mas será que Shane também sente algo mais do que uma amizade?

O filme é muito lindo e emocionante, como já disse aqui uma outra vez, eu sou muito mole e chorei muito! Além de abordar conflitos amorosos e a descoberta da homossexualidade, o filme também enfatiza um outro ponto muito interessante, a educação. Pois no filme vemos métodos humilhantes aplicados na escola, só para exemplificar, na escola de Jonathan e Shane quando eram crianças aqueles que tirassem uma nota baixa tinham que ficar em pé na frente da sala com a nota escrita na testa para que todos vessem, ou então já no colégio, quando Carrie chega na escola ela é repreendida e humilhada ao ter o cabelo cortado na frente de todos. A educação na escola é mostrada como uma forma repressora, e apesar do filme não enfatizar diretamente isso, podemos fazer uma ligação entre esse tipo de educação e uma sociedade que rejeita a homossexualidade (mas claro esse não é o único fator que influência no preconceito). Mas preconceito e a homofobia não são temas abordados diretamente no filme e sim a relação de amor e amizade entre os três, que ultrapassa questões de gênero, embora elas estejam ali.

Pontos Fortes: O filme é o melhor drama taiwanês que assisti até hoje, pode parecer que é um romance meloso, mas está longe disso, pois foca muito mais no lado conflituoso e dolorido do amor (sem é claro postular aquele pensamento cético de que amor não existe, pois ele está ali durante todo o filme). O defecho é bom, sem viajem e com os pés no chão. A fotografia e a trilha sonora também são maravilhosas.

Pontos Fracos: Acho que faltou aprofundar um pouco mais na história e na personalidade de Carrie, as vezes não consigo entender suas atitudes, e em alguns momentos do filme fico com raiva da personagem. Mas não sei nem se isso é um ponto fraco, no geral não interfere no ótimo trabalho que é este filme.


Onde Baixar: Você pode baixar por torrent o filme e a legenda pelo Btjunkie.

7 comentários:

  1. ok,to baixndo,preciso de filmes!auhsuhauhsahu'
    Adorei que vc falou....vou confiar ein?!uahshuahushuahus', at´mais
    ;***

    ResponderExcluir
  2. Pela sua sinopse não, mas vendo o trailer parece bem forte...

    ResponderExcluir
  3. Como a Susana disse sua sinopse pareceu leve e o trailer forte, ótimo drama de sábado atarde, esse eu não vou colocar na lista, eu não gosto de dramas, mas se a mãe vier a assistir esse filme eu vejo junto com ela.

    ResponderExcluir
  4. Eu vi o filme recentemente, adorei este drama maravilhoso e concordo com tudo o que vc disse. A sinopse foi sincera e verdadeira...gostei muito, tb gosto de dramas, tb chorei muito e se vc quiser podemos manter mais contatos sobre filmes asiáticos, eu to adorando esses filmes, abraços.

    ResponderExcluir
  5. Preciso muito saber galera. Vcs que assstiram ao filme, me digam, o que o Shane diz na última cena para o Jonathan, logo após falar o nome dele todo, Jonathan Chang, ele diz: verdadeiramente vc é meu melhor amigo ou ele diz, verdadeiramente vc é o meu melhor amigo e eu te amo mais do que qualquer um? Pq eu assisti o filme com legenda sobreposta em português, mas a legenda original era em espanhol e dá pra ler em espanhol que el diz no final da frase: y te quiero mas que a nadie...porém não dá pra ler o início da frase em espanhol por causa da legenda sobreposta...alguém pode me ajudar? Fico no aguardo, estou curioso para saber...

    ResponderExcluir
  6. Ricardo foi o Samuka que assistiu assim que eu o ver vou pedir para ele vir aqui no Oyasumi falar para você ok?

    ResponderExcluir
  7. Ok Jade, vou aguardar então a resposta do Samuka...desde já obrigado, viu? Abraços!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para evitar palavrões e ofensa ao próximo, não impeço comentários que apenas vai contra a opinião de outros mas sim aqueles que ofendem. De resto opine a vontade sobre a postagem a produção ou ator em questão.