4 de fev. de 2011

O Mundo / Shijie


Do fabuloso e visionário diretor chinês Jia Zhangke O Mundo (2004) é uma diferente experiência cinematográfica que resulta em um ótimo filme sobre "um mundo" e seus personagens, respectivamente um parque temático em Beijing e os trabalhadores do paque.

A história se desenvolve ao redor dos personagens Tao (Zhao Tao) e Taisheng (Chen Taisheng), um casal de namorados que trabalham no parque, ela é uma dançarina e ele um segurança. A história não é muito linear, está longe de ser aquele esqueminha começo, meio e fim, afinal de contas, o que o diretor busca mostrar é algo bem maior do que isso, ele nos apresenta a sua visão para problemas da situação do capitalismo na China. O parque temático existe na realidade e se chama Beijing World Park, podemos descrevê-lo como um simulacro do mundo, suas atrações são reproduções de munumentos famosos de todo o mundo como o a torre Big Ben da Inglaterra, as pirâmides egípicias, o Taj Mahal da Índia, a Torre Eifel da França e o World Trade Center, entre outros, e também hás as diversas atrações perfomáticas com dançarinas que simulam apresentações de diversas origens culturais.

É nesse ambiente de um mundo falso e de simulação que acompanhamos o cotidiano de Tao, Taisheng e outros funcionários. Presenciamos os bastidores do parque mostrando seres humanos com problemas, conflitos, solitários e desiludidos.

Pontos Fortes: O filmes é uma tremenda visão crítica sobre a situação da China capitalista, apresenta a contradição entre o rápido crescimento do capitalismo chinês, e isso inclui uma forte mudança cultural, a expansão da tecnologia e meios de comunicação (o uso do celular está presente em todo o filme), e um aprisionamento, pois esses personagens do filmes estão aprisionados em um mundo falso, um simulacro da realidade. O Parque passa a impressão de que o mundo é pequeno, mas isso é um mera ilusão, o mundo é muito grande e diverso.

O filme nos leva para discuções e reflexões mais amplas. Muitos defendem o capitalismo como um propulsor do desenvolvimento tecnológico e etc., e eu não discordo que ele influêncie e em coisas muito importantes como a expansão dos meios de comunicação entre outras, no entanto, nesse sistema, esses benefícios não são para todos, e, como vemos no filme, há um custo humano muito grande e que valor material nenhum paga. Quanto a isso podemos citar no filme a personagem alemã chamada Anna que se prostitui para conseguir dinheiro para voltar a ver a família ou então o trabalhador que morre em uma construção.

Pontos Fracos: O filme não tem pontos fracos para mim, no entanto como muitos outros filmes que eu posto logo aviso: é um filme extremamente lento. Acho que entre todos os filmes que eu já escrevi aqui este é o que tem o roteiro e o desenvolvimento da história mais lento, o que vemos na maior parte é a reprodução do cotidiano desses personagens. Mas em meu ponto de vista isso é muito bom, pois dessa forma temos uma representação muito mais próxima da realidade.


Com certeza é um ótimo filme que esteve a lista de top 10 de 2004 de vários críticos internacionais e que vale muito a pena ser visto e revisto.



Onde Baixar: Voce pode baixar o filme e a legente por torrent pelo Btjunkie e pelo AsianTorrents, lembrando que neste último você precisa ser cadastrado.

Ótima sexta e fim de semana e até a próxima pessoal.

3 comentários:

  1. Nossa, muito diferente esse filme, como sempre você vem com filmes inusitados, que eu nunca ouvi falar, bem intelectuais.
    Não chama muito a minha atenção, mas parece bem interessante, acho que tenho medo de ver tais filmes e ficar boiando, não sei se o meu intelecto acompanha hehehehe...
    Mas parabéns pelas novidades, e sempre bem escritas...

    ResponderExcluir
  2. É bom ter o Samuka aqui, pois ele traz temas novos e principalmente críticos, é legal ter um drama chocolate com açucar como o Yamato mas é ótimo vermos filmes críticos e dolorosos, afinal a cinematografia ela vai alem da diversão, ela é um novo olho para o mundo.

    Se eu não tivesse problemas com filmes, e principalmente com enredo lento esse eu veria, pois é uma oportunidade de ver a China com olhos chineses.

    ResponderExcluir
  3. Ficar boiando um pouco é normal, é quase impossível entender um filme por completo heheh... mas nada que a opnião de um e de outro, assistir de novo e ler algumas criticas não possam ajudar... mas tem filmes tb que cada um tem a sua interpretação e isso é muito legal tb!

    Gosto muito desses filmes com questões mais sociais e etc, mas eu tb adoro cinema e dramas em geral pra me divertir... estou assistindo o Mendol vc me falou Jade estou amando, rio litros!

    8D

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para evitar palavrões e ofensa ao próximo, não impeço comentários que apenas vai contra a opinião de outros mas sim aqueles que ofendem. De resto opine a vontade sobre a postagem a produção ou ator em questão.