18 de set. de 2013

Engine







Sinopse : Após ser demitido de uma equipe de F-3000 no exterior , na qual atuava como piloto de testes, Kanzaki Jiro (Kimura Takuya) se vê obrigado a voltar para a casa de sua família, no Japão. Lar que há cinco anos abandonou para buscar seu sonho, contrariando totalmente a vontade de seu pai, que temia pela vida do filho.

Jiro surpreende-se ao saber que seu antigo lar tornou-se um orfanato . Egoísta, arrogante e temperamental, ele ignora totalmente a presença das crianças e tenta se relacionar com o pai, que o trata como funcionário e lhe dá apenas a função de motorista do ônibus do orfantato.

Em meio a  busca de uma nova chance para voltar ao circuito como  piloto, Jiro se envolve ( sem querer) com as crianças e as ajuda em seus problemas e as mesmas acabam se afeiçoando a ele.

Pontos Positivos : Não se engane pelas aparências. O enredo é infinitamente superior do que a sinopse indica. O que achei fantástico nesse dorama foi que, antes de mais nada,  falava sobre respeito. Não me refiro ao respeito no sentido de cortesia mas sim de entendermos os sentimentos reais das outras pessoas. Jiro ilustra também o respeito a si mesmo, de que você deve lutar pelas suas convicções e não se deixar levar por coisas negativas que as pessoas dizem.




Adorei as crianças do orfanato. Gostei da abordagem realista ( o que não quer dizer que deva ser trágica) dada as crianças. Apesar de suas dificuldades, foram retratadas como crianças normais, que agiam como tal e todas elas , cada uma a sua maneira, eram adoráveis . Vale mencionar a participação da Toda Erika ( ai ... ai ...) bem novinha em um de seus primeiros doramas.




Adorei o elenco. A Tomomi - Sensei é muito linda!  O Tori- Sensei transmitia credibilidade. você acreditava mesmo que ele era professor.  Sem falar, é claro , nas crianças que interpretaram naturalmente seus papéis.





Kanzaki Jiro é uma figuraça! Era muito determinado e prestativo, apesar de não querer demonstrar isso. Ele não escondia seus defeitos mas não usava isso contra as pessoas. Jiro tinha também um senso de humor que eu achei genial. Ele já se tornou um dos meus personagens preferidos de doramas ao lado de Ikeuchi Aya ( Ichi Rittoru no Namida), Sakaki Makio ( My Boss, My Hero),  Kitajima Daichi ( Rescue: Tokubetsu  kodo Kyujotai) e Hatanaka Kousaku ( One Pound Gospel).




Outro fator que considerei super positivo , foi o fato das duas tramas ( Orfanato e corridas)  se completarem, ou seja, uma não se sobrepõe a outra e em nenhum momento foram totalmente esquecidas, como eu temia.

A trilha sonora é um show a parte.  Na minha opinião, foi inovador usarem músicas estrangeiras. Fui surpreendido pela abertura ao escutar  "Angel" do Aerosmith. Gostei muito do encerramento, em que tocava  " I Can See Clearly Now" do Jimmy Cliff.Não sei ao certo se o próprio Kimura influi na escolha da trilha sonora pois a maioria das séries em que ele atua têm musicas americanas.

 Pode parecer viagem da minha cabeça mas interpretei aquele encerramento como uma metáfora em que as crianças passavam pela pista da vida e Jiro passa pela vida delas da mesma forma que um corredor veloz.




Pontos Negativos : Nesse quesito , gostaria de saber a opinião de vocês pois , honestamente , Engine me cativou em cheio e não me lembro de não ter gostado de algum fator da série , até porque , faz algum tempo que assisti e pode ser que eu esteja me esquecendo de alguns detalhes.

 Onde baixar : Encontrei no doramafanssociety . Quem souber de algum outro site e quiser indicar , será muito útil a todos nós.   

Conclusão : Esse é um dorama muito bom ! Recomendo 100 % ! Terminarei minhas considerações com aquela musiquinha que o Jiro cantava para se acalmar nas corridas:

Moshi Moshi Kame- yo ! Kame-san yo !
Sekai no uchide omae hodo
Ayumi no hayai mono wa nai
Doushite sonnani hayai no ka

9 comentários:

  1. Bom esse drama eu não assisti, mas me interessei pela história, vai para a lista para um dia eu assistir.

    Quanto a trilha sonora ser totalmente estrangeira é ruim por que desvaloriza um pouco o trabalho dos japoneses, uma ou outra é bom pelo contexto e tal mas todas é ruim;

    E parece ser um drama bem interessante ainda mais se tem a Toda, já me anima Toda hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigdado , espero que você goste ! Eu também tenho uma lista de doramas. Como é difícil escolher ...

      Quanto as músicas , realmente , eu também prefiro músicas japonesas mas tenho que admitir que sou fã de música americana e quando assisti , não sabia qual seria a trilha sonora e ,para mim , foi uma boa surpresa.

      E o que dizer da Toda Erika . Ela é talentosa e muito linda ! Ai ... ai... Erika-chan !

      Excluir
  2. Nossa fiquei impressionado com o seu primeiro post, realmente deu muita vontade de assistir esse drama, arigatou pela indicação hehhehe... parabéns pelo post que eu espero ser o primeiro de muitos ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu , brother ! Vou me esforçar para recomendar , pelo menos , um por semana. Confesso que me senti da mesma maneira quando me recomendaram este dorama. Espero que você goste !

      Excluir
  3. PS: Esqueci de comentar, legal seu primeiro post.

    Nos próximos coloque os marcadores e não esquece de colocar seu marcador de escritor do blog.

    ResponderExcluir
  4. Kami Sama!! Esse dorama já entrou na minha listinha, pelo o elenco!
    Elenco surpreendente! Ainda sim, nunca vi um dorama com trilha sonora americana, (exceto, Mo Hitotsu no Sugar Spice, que tem como tema a musica do Oasis, Lyla, maaaas isso é outros quinhentos). Amei seu primeiro post!! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o Yamato nadeshiko shingi henge (nem lembro se era esse o nome direito). No drama toda as vezes que ele entra no bar o cara tá ouvindo algum rock tipo led, aerosmith, o que ficou legal com as cenas, mas claro somente aquela parte.
      Ha outros dramas também mas esse é o que veio na minha mente.

      PS: Arrumei o problema quanto ao marcador do escritor, se houver alguma postagem sua Linne sem seu marcador é só colocar, que ele vai automático.

      Excluir
    2. Valeu , Linne-chan ! Realmente, o elenco é bom mesmo. Eu gostei bastante da atuação das crianças. O elenco principal também é fora de série.

      Quando assisti pela primeira vez , já tinha visto outros doramas , todos com canções japonesas. Então , quando tocou a introdução de " Angel " , fiquei supreso e ao mesmo tempo , estranhamente feliz porque é uma música que eu gosto. A canção do encerramento nem se fala. Foi show de bola !

      Curiosamente , no dorama Tokyo Dogs , há uma cena em um bar onde uma das personagens trabalha , em que a música de fundo é brasileira !

      Não acredito que essa nuance tire o brilho das trilhas japonesas , que são excelentes ,porque eles sabem equilibrar e , principalmente , escolher as canções .

      Um abraço !

      Excluir
    3. Não tira o brilho das trilhas sonoras apenas se todas os dramas seguissem a ideia iria ficar que nem no Brasil mais da metade das musicas serão estrangeiras manter a trilha sonora japonesa valoriza o trabalho deles, mas é claro sempre que possível colocar algo diferente chama a atenção e as vezes no contexto fica bem legal.

      Excluir

Os comentários são moderados para evitar palavrões e ofensa ao próximo, não impeço comentários que apenas vai contra a opinião de outros mas sim aqueles que ofendem. De resto opine a vontade sobre a postagem a produção ou ator em questão.