11 de mar. de 2011

Air Doll


Já faz um bom tempo que não apareço por aqui, dessa forma tentarei compensar esse tempo escrevendo sobre um filme incrível que assisti nos últimos dias, acredito que agradará a diversos gostos. Air Doll (2009)
é um filme dirigido pelo japonês Hirokazu Koreeda e baseado em um mangá de Yoshiie Goda. Mas o mais chamativo no filme é a história nada convencional, o drama fala sobre uma boneca inflável que ganha vida, e mais do que isso, um coração.

A incrível atriz sul coreana Bae Doona interpreta a boneca inflável Nozomi, esta foi comprada por Hideo (Itsuji Itao) como um objeto sexual para substituir o lugar de seu antigo amor. No entanto o que não se espera é que quando Hideo saia para trabalhar Nozomi ganhe vida e deixe a pequena casa para explorar o mundo afora, a vida e os humanos. Através de suas explorações da cidade, desse mundo urbano, ela chega a uma vídeo locadora, onde ela conhece Junichi (Arata), o atendente com quem ela descobrirá uma bela relação amorosa. Lá ela começa a trabalhar e a conhecer e se apaixonar por uma esfera mágica criada pelos seres humanos, o cinema. Em contraponto a essa bela homenagem que é realizada a sétima arte, o filme também mostrará uma melancolia que permeia a vida real nos meios urbanos e cidades grandes, a solidão.

O filme mostra como as pessoas das cidades, e isso não se circunscreve ao Japão, vivem o individualismo. Nozomi está a todo momento cercada por pessoas solitárias, e em uma metáfora marcante, vázias como ela (faltam-lhe algo). Os personagens estão sózinhos e imcompletos. Os elementos mais humanos apresentados nesse trabalho encantador são a presença das crianças e a própria boneca inflável, ou seja, são aqueles que ainda pouco conhecem dessa sociedade que promove o individualismo.

Pontos Fortes: O filme participou da mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes de 2009 e foi muito bem recebido pela crítica. Mas mais importante do que qualquer prêmio ou festival (que pode ser apenas um rótulo) é o que de fato representa o filme. De uma extrema sensibilidade e humanismo o filme nos propõe refletir sobre nós e nossas vidas em sociedade. É a nossa relação com o "outro" que está em jogo. Nós precisamos do "outro". Nozomi representa a síntese dessa visão humanizada.

Pontos Fracos: Não encontro pontos fracos, para completar a beleza do filme a parte técnica também é maravilhosa. Apenas indico: preparem os seus lenços.


Onde Baixar: Vocês podem fazer o download por link direto e com legenda pelo Dorama Fans Society.




Bom filme e um ótimo fim de semana pessoal!

4 comentários:

  1. Confesso que já tinha visto sinopses desse filme e não me interessei nem um pouco, mas sob o seu ponto de vista me pareceu bem mais interessante...

    Nada a ver mas acabei de ver um filme com essa atriz e gostei bastante dela.

    ResponderExcluir
  2. Oiê...
    tô vindo esspecialmente hoje pra deixar um presentinho p vcs *-*
    http://shikonnotamaa.blogspot.com/2011/03/premio-sunshine-award.html

    ResponderExcluir
  3. Eu queria ter ido no projeto ver esse filme...realmente, mas eu baixar e assistir agora só depois do primeiro semestre de aulas.

    ResponderExcluir
  4. Sem palavras... respirando... simples, fragil, impactante, uma viagem de emoções. Vc sai... menos ou mais humano, depende do que vc entender. rems

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para evitar palavrões e ofensa ao próximo, não impeço comentários que apenas vai contra a opinião de outros mas sim aqueles que ofendem. De resto opine a vontade sobre a postagem a produção ou ator em questão.