1 de mai. de 2012

Direitos Autorais Versus Divulgação

Estávamos meio por fora, mas voltamos e opinaremos!
Bom pessoal o Oyasumi andou muito apagado nos assuntos MegaUpload e efeitos colaterais, por dois motivos, estou completamente apertada, digo cheia de coisas para fazer e o motivo mais importante, eu sabia que haveria efeitos colaterais a minha pergunta sempre foi quando que esses efeitos vão acabar? E depois do fechamento do Fileserve para compartilhamento de arquivos eu obtive a minha resposta: NUNCA.

Primeiro uma retrospectiva por cima de tudo o que andou acontecendo:

-> Leis PIPA, SOPA, ACTA entram em ação como nunca
-> Vários sites e internautas mobilizados no mundo todo contra isso
 Resultado: Batalha 1 vencida.
-> Mega foi fechado pelo FBI, todos os arquivos foram perdidos...
-> Fileserve e companhia limitada se amedrontaram e fecharam suas portas para o compartilhamento de arquivos
Resultado: Batalha 2 perdida.
E a Batalha 3??????

->>Bom é aqui que eu começo minha verdadeira discussão:

Bem os fansubs brasileiros ja não eram muito unidos e depois da queda do Haito e a vinda dos novos fansubs pós-haitou piorou o relacionamento que ja quase não existia...
Resultado essa "3ª Guerra Mundial" pegou todos desprevenidos e completamente sem amigos, a ajuda veio dos que baixam e puderam re-upar, mas temos fansubs que até hoje estão tentando se recuperar...


A 3ª Batalha me chama a atenção por alguns acontecimentos:

Já não é de hoje que sabemos sobre alguns fansubs que tratam a divulgação de cultura asiática em um verdadeiro comercio e concorrência. E quando ja não se sabia em qual site re-upar os links, pois a qualquer momento ele poderia ser fechado ou se fechar, alguns fansubs simplesmente ocultaram em qual site estavam re-upando os links colocando avisos como: "Ja descobrimos um bom site, e quando tudo estiver re-upado iremos liberar tudo", tudo bem isso não é inesperado, uma vez que vários fansubs são concorrentes, e contar a concorrência qual é o melhor site não é a coisa mais inteligente a se fazer, não é?

O que mais me surpreendeu mesmo foi a inesperada "União", sério, eu não sabia se ria ou se chorava...
A verdade é que acredito que muitos fansubs receberam esse email:
"eu irei precisar que todos que venham dialogar...primeiro que esqueçam suas desavença, e venha com coração aberto ...deixando de fora o orgulho e a soberba..."
Ha??????? Na verdade eu não taco pedra nele e no seu idealismo, mas com toda a certeza é uma pessoa totalmente por fora da situação.
Quando eu li a parte que diz para deixarmos de fora o orgulho definitivamente eu sabia que esse email não era para mim, com toda a certeza ele se dirigia aos "fansubs do comercio", e se ele generalizou é por que realmente não entende muito da situações. Na reunião não dei a minha cara nem para ver no que iria dar..

Desunião e União, essa foi a coisa mais estranha entre os fansubs brasileiros, resultado? Nada. Continuou na mesma, desunidos e as leis parecem voltar cada vez mais fortes.


Refletir:

Imagine agora, você é uma cantor(a), ator/atriz, super famoso na asia. Você pesquisa na internet e descobre que na verdade é super famoso no mundo todo. No Brasil, fãs malucas, loucas por você.
Entretanto, você descobre que o amor desses fans se limita a baixar seus trabalhos, ou seja, não dão valor ao seu trabalho, te idolatram, persegue quem discorde de todo o seu talento magnifico, mas não são capazes de pagar um CD ou um DVD do seu trabalho.
>> Nessa parte não é para ninguém vestir a carapuça ou se sentir doido, apenas reflita sobre isso <<

9 comentários:

  1. varios pontos de vista, inuméras conclusões, mas nem sempre os recurso dos fãns são compativeis com o poder de compra e afins de seus idolos mas seu ponto de vista é valido, gosto de ler suas materias, muito interessante para alguém como eu q ainda sou uma criança de uns 3 anos no conhecimento nipônico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo completamente com você Elaine. Talvez dê a impressão de que eu tenho muito dinheiro e posso sair por ai comprando os produtos internacionais arriscando meu salário na alfandega. Mas não, eu para comprar um CD levo pelo menos a economia de 4 meses.
      O que eu quis colocar é que não existe só o nosso ponto de vista, existe também o ponto de vista dos ídolos, sem falar dos homens das cavernas vestindo gravatas loucos para encher os bolsos com dinheiro.
      Nessa reflexão eu não coloquei nem sequer meu ponto de vista por que isso sim é que é complexo.

      Sabe Elaine, 3 anos de conhecimento nipônico devem ser bem mais que os meus 5 anos de conhecimento, a verdade é que meu conhecimento se restringe aos fansubs, não convivo só com os brasileiros, o que eu fiz de timming em fansub espanhol e inglês não ta escrito. A maneira como estes se comportam é que mais me surpreende, a reflexão abaixo é por que é inevitável não coloca-la, se os fãs se sentem no meio dessa bagunça imagina como os nossos ídolos se sentem no meio dessa bagunça não autorizada.

      Excluir
  2. Bem eu sempre achei que devemos comprar os originais do que gostamos para que possa ter mais materiais do nosso gosto, mas no caso dos nipônicos bem serio eu não sei onde vende, não tem loja aqui perto e sou muito leiga pra comprar pela net, nos eventos que eu vou eu sempre comprava algum DVD mas descobri que é pirata, bem eu acho que os fãs estão sem saber o que fazer, eu por exemplo estou quase um mês sem ver um novo dorama, o engraçado é que os sites que dar pra baixar seriados americanos esta normal não deu nenhum problema pelo menos no meu ponto de vista.

    Bem sobre a união dos fansubs acho difícil acontecer mas vai que dá né, sei lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Taty a um tempo estava querendo fazer uma pagina orientando os fans.
      Ha milhares de ideias, mas quero a ajuda da Su, é uma coisa complexa mas de junho ou julho não passa. Temos vários sites que te orienta onde baixar e como baixar, mas nenhum te explica como tudo funciona, há milhares de sites que vendem os produtos originais, mas como a Elaine colocou talvez o preço não condiz com o financeiro, entretanto o incentivo não é para comprar a discografia é apenas para ter algo original dar um valor real para aquilo que tanto amamos.

      Ja os fansubs ilegais, de trabalhos legalizados no Brasil, estes enfrentam essas coisas sempre então sempre estão preparados, ja nós dos trabalhos não legalizados no país tomamos um verdadeiro tombo, por que nunca tivemos que bater de frente com este assunto "Direitos autorais".

      Excluir
    2. Que coisa né, o jeito é esperar que tudo volte a funcionar de novo.

      Ah legal a ideia de orientar os fans, tomara q vc consiga fazer sim

      bjos

      Excluir
  3. Olha isso é ruim .. E quem perde são os fans da cultura asiática . Uma pena mesmo !
    Mas acredito que isso não vá mudar .. É ilusão pensar diferente ... Quanto ao preço dos cds .. VIXI!!! nem fale! Minhas economias são contadas pra faculdade , não poderia nem pensar em comprara cd ou dvd ou o que seja !
    Fico feliz que existam os fansubs , mas ao mesmo tempo essa disputa é super triste!

    Abraços Jade.
    Desculpa não aparecer mais , porém estou super maluca com a faculdade ... E ai já foram 3 semanas sem doramas O.o ... Dois dramas parados e o blog sem atualização .VIDA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine gosto de me iludi {É a mesma Elaine do outro comentário?}

      Em fim mudar talvez não mas sempre achei que a informação fosse importante, por isso repasso o que sei, e como isso aqui não é o Jornal Nacional, então vem carregado com minhas opiniões e pontos de vista.

      Tudo bem Elaine vai por mim eu não estou nem um pouco diferente de ti...VIDA!

      Excluir
  4. olá!
    passando p/ retribuir os comments q vc deixa no meu blog.
    bomm... concordo c/a sua posição, acho que compartilhamento de arquivos livremente pela internet é válido p/ divulgacao de uma marca ou trabalho, tanto que as empresas mais 'espertas' já permitem o livre acesso a videos de suas marcas, sem criar obstaculos. O futuro será assim, quem nao se adaptar vai acabar perdendo mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fmass, adoro o seu blog sempre que posso paço por la, mas não acho que o Oyasumi seja muito a sua praia de qualquer forma obrigada por aparecer.

      Eu também acredito que esse seja o futuro, na verdade ja encaro como o presente, mas a economia gira e não podemos deixar ela parada, temos que mostrar que há a possibilidade de ganho de dinheiro por esse novo futuro, e não apenas nos acomodar por que tem de graça na internet.

      Excluir

Os comentários são moderados para evitar palavrões e ofensa ao próximo, não impeço comentários que apenas vai contra a opinião de outros mas sim aqueles que ofendem. De resto opine a vontade sobre a postagem a produção ou ator em questão.