5 de dez. de 2025

Borda do 9 (9 Border - 9ボーダー)


Oyasumi pessoal! Bora falar de um drama japonês bem relaxado para abrir aí o Dezembro, último mês de postagens. Esse é um drama da qual me identifico muito, e embora tenha sua característica padrão de drama japonês, tudo parado e nada te puxando, esse drama tem uma discussão muito legal sobre idade e felicidade. Vem comigo:


Sinopse:

As três irmãs Ohba, Mucchan (Kinami Haruka), Nana (Kawaguchi Haruna) e Hatsumi (Hata Mei) estão na borda do 9, respectivamente elas tem 39, 29 e 19 anos. E prestes a irem para a próxima fase da vida, ou seja, casa dos quarenta, trinta e vinte. Porém, cada uma está enfrentando os desafios e dilemas dessa vida: Ser uma mulher de 40 anos é quando tudo já passou e nada de novo acontecerá? E ser de 30 anos e não ter se casado ainda, é um problema? Chegar nos 20 anos, e ainda não saber qual caminho seguir e tá tudo bem? (Com o perdão do etarismo, os jovens de uns 25 ainda não parecem saber o que querem da vida).


Como a sociedade molda as nossas expectativas para cada fase da nossa vida, principalmente a japonesa mas não só ela. Quando tinha vinte, o que esperava dos trinta? E o que você espera quando chegar a idade do "enta"? Esse é um drama que vai fazer sentido para as pessoas que passaram dos 30, na minha opinião.


Pontos Fortes:

Só tem um único motivo pelo qual eu comecei esse drama: A trilha sonora toda é feita com as músicas do Sekai no Owari - e só isso já é suficiente para eu derramar lágrimas.

O drama se foca bem na Nana, e no dilema de ter se esforçado muito para ser boa em um emprego que não a valoriza. Se sentindo usada e agora prestes a ser descartada, como se uma mulher que não casou e não teve filhos, não tivesse valor. Além disso, também há a história com o Kotaro, um jovem que foi encontrado inconsciente e que agora não sabe quem ele é. Nana e Kotaro vão juntos descobrir um amor. Eu acabei me identificando muito com a personagem, pois estou na casa dos trinta e meio que sinto um pouco o que ela sente.


Mas eu gosto em particular de como a vida de Mucchan vira de ponta cabeça, em uma fase da vida em que é esperado que tudo já esteja "resolvido" na sua vida. Coloquei entre aspas, pois é essa a ironia com a personagem, como pode tudo estar resolvido se você ainda está vivo. Achei muito legal o final desse personagem.


Pontos Fracos:

Eu detestei toda aquele drama familiar do pai dela e do desenrolar familiar, pareceu supérfluo e meio fora de contexto com a história, como quem enche linguiça.

Eu odiei o final com o Kotaro, eu entendo um pouco ele, mas eu o achei um bocó!



~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Spoiler ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Quer dizer então que se a noiva dele não tivesse desistido de casar, ele teria casado mesmo assim??? PQP, fiquei muito irritada, tava torcendo para a Nana desistir dele.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fim do Spoiler ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Baixar/Assistir:

Eu super recomendo esse drama, para quem gosta de história e dilemas (e de uma boa trilha sonora), é um bom drama. Está no Asian Team, não esqueça de agradecer a tradução.