Sinopse : Durante o Bakumatsu , período da História do Japão, que determinou a queda do Shogunato Tokugawa diante dos monarquistas , resultando na Era Meiji , um poderoso elemento foi a chave para essa conquista : O silencioso e mortal Kenshin Himura (Takeru Sato).
A combinação de seu prodigioso talento na arte do Battoujutsu , técnicas de desembainhamento da espada , com sua perícia no Estilo Hitten Mitsurugi , que consiste em eliminar vários adversários simultaneamente , o transformam no temível Hitokiri Battousai.
Com a chegada de uma nova era , o guerreiro reflete sobre seus atos e arrepende-se do que fez. Himura decide então a vagar como um andarilho , usando a espada Sakabatou , que possui o fio de corte no lado inverso, representando, de certo modo, a mudança de seus pensamentos , ideais e ações.
Ao invés de matar , Kenshin usará sua espada apenas para ajudar e proteger as pessoas ao seu redor , como forma de redenção.
Pontos Positivos :
Este filme é uma adaptação do mangá criado por Nobuhiro Watsuki e publicado , no Japão, entre 1994 e 1999 pela Shonen Jump . Foi lançado também no Brasil em 2001 pela JBC , bem no início da chegada dos quadrinhos japoneses no Brasil.
Ano passado , mesma editora voltou a disponibilizar Rurouni Kenshin , desta vez com seu título e formato originais.
Recomendo imensamente a leitura do mangá original. Acredito que é ali onde está a verdadeira essência dessa obra que justifica a legião de fãs que a história tem pelo mundo. Sem falar na arte de Watsuki , que é belíssima.
Houve também , de 1996 a 1998 uma adaptação para anime. Muito famosa e querida , chegou inclusive a ser exibida no Brasil.
O filme tem direção e concepção de arte cuidadosas que o deixam estéticamente interessante e bonito. A caracterização dos personagens ficou excelente , tornando-os verossímeis sem ter o aspecto caricato e sem danificar as caraterísticas principais de cada persongem.
Percebi também , que houve um cuidado com as cenas de ação. Influenciadas pelo cinema chinês , as lutas são ótimas e bem coreografadas. Consegue traduzir muito bem a velocidade e o impacto do estilo Hiten Mitsurugi sem excesso de violência.
A atuação , em geral, foi bem convincente. Takeru Sato representou bem tanto o lado sereno, gentil e melancólico de Kenshin quanto o lado agressivo e impiedoso de Battousai , o retalhador.
A música de encerramento " The Beginning" cantada pelo grupo Ok by Rock é excelente e , assim que sobem os créditos finais do filme , traz uma sensação muito boa . Não sei definir ao certo mas me senti bem ao escutá-la.
Pontos Negativos : Talvez não agrade aqueles que esperam uma tradução mais literal do mangá . Os acontecimentos retratados no filme , não estão exatamente na mesma ordem cronológica original assim como houve uma adaptação no enredo e no contexto de alguns personagens.
Ao meu ver , essas mudanças não chegam a prejudicar ou descaracterizar a obra. Apenas é uma outra perspectiva para a história.
Onde baixar: Vários sites disponibilizaram o filme como o http://www.tokusatsus.com.br. O filme também está no mercado brasileiro Sob o título de " Samurai X : O Filme".
Elenco de dublagem :
Takeru Sato (Kenshin Himura): Tatá Guarnieri
Emi Takei (Kaoru Kamiya): Denise Reis
Munetaka Aoki (Sanosuke Sagara): Affonso Amajones
Taketo Tanaka (Yahiko Myojin): Gabriel Martins
Yu Aoi (Megumi Takani): Patrícia Scalvi
Yosuke Eguchi (Hajime Saito): Wellington Lima
Koji Kikkawa (Jin-e Udo): Mauro Castro
Teruyuki Kagawa (Kanryuu Takeda): Alexandre Marconatto
Gou Ayano (Gein): Fábio Moura
Genki Sudo (Inui Banjin): Ricardo Sawaya
Eiji Okuda (Aritomo Yamagata): Walter Cruz
Placas: Vágner Santos
Outras Vozes :
Chiquinho, Dado Monteiro, Don Donini, Elisa Villon, Fernando Perón, Fritz
Gianvito, Paulo Porto, Ricardo Sawaya, Sérgio Corcétti, Sidney César, Tess
Amorim, Vágner Santos, Válter Santos, Walter Cruz.
Fonte: Créditos Focus Filmes.
Conclusão : Recomendo o filme de Rurouni Kenshin por ser um filme muito bom . Tanto pelo enredo e atuação quanto pelo cuidado que houve em se adaptar uma obra de Mangá. Há também a bela batalha de Himura , na busca pela redenção em defesa de seu propósito pacifista.