"I take your life forever, you take my life forever"
Sinopse : Serizawa Naoto (Ikuta Toma) era um estudante imaturo e imprudente , acusado como principal suspeito do assassinato de Manaka Hideo (Takeuchi Toshi).
Para redimir seus atos , onze anos após o incidente , Naoto torna-se um policial dedicado a seu trabalho e esforçado em apagar sua antiga imagem , tornando-se um homem honesto e justo.
Um misterioso serial killer , identificado apenas sob o pseudônimo de "Amano Makoto" , começa a perseguir parentes , amigos e pessoas próximas a Naoto , primeiro entregando cartas de Tarô como uma espécie de profecia , e em seguida , lhes dá julgamento e sentença.
Correndo contra o tempo e contando apenas com a ajuda de seus colegas da polícia e da vidente Sakita Shiori (Kobayashi Ryoko), ele tenta ao máximo evitar que as consequências de suas más ações do passado recaiam naqueles que ama.
Sem evidências concretas para incriminar o verdadeiro assassino e usando apenas o raciocínio dedutivo , Serizawa se perde em pistas falsas enquanto tenta decifrar o quebra-cabeça que pode fazê-lo alcançar seu invisível algoz.
Coincidentemente , os suspeitos dos casos de assassinato que Naoto investiga , de algum modo , tem a defesa ou a estranha e providencial presença do racional e implacável advogado Naruse Ryo (Ohno Satoshi).
Quem será ele ?
Pontos Positivos :
Maou é um dorama extremamente autêntico e bem escrito . O que gostei muito na narrativa , é a descoberta dos fatos e do envolvimento dos personagens , em pequenas doses ao longo dos episódios.
Outro fator positivo , ao meu ver , foi a abordagem dada aos dois protagonistas . Seguindo uma análise mais fria , ambos são vilões , cada um em seu contexto. Porém , ao nos aprofundarmos na trama , vemos que as coisas não são exatamente preto no branco , certo e errado , bem ou mal. O que o enredo enfatiza é o fato de existirem escolhas e o quão dispostos estamos a ir quando tomamos uma decisão.
Além da carga emocional e dramática , mostra-se todo o lado psicológico dos personagens e como lidar com traumas do passado e reavaliar conceitos como arrependimento e justiça.
O elenco é , na minha opinião , muito bom e todos souberam representar seus papéis e agindo como pessoas com aquele perfil , naquela situação, agiriam. Principalmente Ikuta Toma e Ohno Satoshi que desenvolveram personagens opostos que , ao mesmo tempo que refletiam as duas faces da mesma moeda , se completavam e eram ironicamente parecidos e rodeados pelo mesmo senso de dualidade , dúvida e ambos , psicológicamente complexos.
No meu ponto de vista , a conclusão é excelente e não imagino um final melhor que aquele . Há de se notar que em muitas séries ou filmes similares , o desfecho tem algum lado vitorioso ou a solução milagrosa mas o que gostei em Maou , foi o fato de , ainda que termine de uma forma um tanto inesperada e até mesmo Shakespeariana , o plano original é levado até o fim .
A trilha sonora é um dos pontos altos da série , pois as músicas traduzem bem a atmosfera sombria da trama e também pontuam bem os momentos dramáticos , como também o clímax dos atos de Makoto.
Quando assisti ao primeiro episódio , pensei que não haveria abertura e sim uma introdução rápida com o título. No entanto, fui surpreendido com a explosiva " Truth '' do Arashi.
Tanto a letra quanto o arranjo e a melodia são muito boas e , para quem conhece o trabalho do grupo, ganha um significado diferente após assistir ao dorama.
O clip é muito bom também . Explica bem a idéia principal da história e empolga bastante.
Pontos Negativos :
Esse dorama não dá margem ao romance . O que existe é a reflexão na possibilidade de se permitir dar uma chance ao amor , mesmo que isso contrarie seu senso de dever. Por isso , acredito que o dorama talvez não cative aqueles que torcem por um final mais feliz.
Maou é um remake de uma história coreana , Mawang , de 2007 . É possível que , aqueles que a viram , não se identifiquem com esta versão. Há algum tempo , a Jade fez uma sinopse sobre a obra original. Para quem quiser conhecê-la , leia The Devil ( Mawang ).
Para quem quiser conhecer a versão original , para criar um paralelo , disponibilizo a abertura de Mawang :
Meu objetivo não é exatamente comparar as duas versões e sim incentivá-los a conhecê-las e perceber as diferentes nuances e intepretações de um mesmo roteiro.
Para quem quiser conhecer a versão original , para criar um paralelo , disponibilizo a abertura de Mawang :
Meu objetivo não é exatamente comparar as duas versões e sim incentivá-los a conhecê-las e perceber as diferentes nuances e intepretações de um mesmo roteiro.
O enredo aborda um lado mais sombrio , porém real , da sociedade e do caráter humano . O que nos faz pensar se somos mesmo capazes de tudo para atingirmos os nossos objetivos.
Não sei se exatamente é um fator negativo, considero mais como reflexivo mas o fato é que muitas vezes você vai torcer para que o vilão consiga concluir sua vingança e até concordar com as motivações dele.
Onde baixar : Encontrei no dramasfansfansub e , para quem prefere assistir online , tem completo no Youtube , legendado em espanhol.
Conclusão : Existem doramas que colocamos em nossas listas mas , por termos outras prioridades , acabamos por deixá-las um pouco de lado. Mais tarde , sem opções , finalmente damos uma chance e pensamos : “ Minha nossa ! Como não assisti antes ? “
Foi o meu caso em relação a essa série. Quando minha sensei indicou , achei a sinopse interessante mas como tinha outros na lista, o deixei meio esquecido.
Novamente , como já aconteceu comigo outras vezes , fui surpreendido positivamente e gostei muito do enredo pois é um suspense e um thriller policial de primeira. Me arrisco a dizer que , Maou é o Death Note dos doramas e Amano Makoto , seu Light Yagami.
O que realmente me atraiu , foi que esta história é , de maneira proposital , aberta a nos fazer refletir pensar e discutir. Uns concordam com as ações de determinados personagens , outros não. Alguns aceitarão o arrependimento de Naoto , outros não e assim em seus onze episódios cada personagem fará sua escolha e nos convidará a pensar nos nossos próprios conceitos e valores.
Gostei muito desse dorama e recomendo imensamente !