Chat

27 de jul de 2011

Fansub Privado!


Ola povo beleza? Depois de ter lido o post [o grande post] do pessoal la do F4AW, que aliais é maravilhoso leiam aqui eu decidi que não podia demorar mais com esse post que estava preparando:

FANSUB PRIVADO!

Vocês já notaram quantos fansubs estão indo para o privado? Já notaram também quem são esses fansubs, e os motivos que os levam a ir para o privado? De quem é a grande "culpa"?

F4AW : "Com o passar do tempo, outros fansubs surgiram e, ao mesmo tempo, os usuários foram ficando mais mal-criados e mal-acostumados. Pararam de valorizar o trabalho e a importância de cada um e o incentivo deu lugar às críticas e cobranças, chegando a 'meterem o pau', a se revoltarem e a acharem um absurdo."
Exatamente o que  vocês leram a culpa é dos usuários, que acham que são os reis. Vi no DramaKawai um absurdo de comentários, "bosta de fansub,parabens bjs ;D", da tanta raiva de ler isso, que o comentário que me veio a cabeça era Parem de traduzir, e deixem esse Filho da P*** aprender outra língua.

Esses usuários que postam anonimamente vão sumir ou melhor, vão ficar educadinhos [e puxas sacos] nos fansubs privados. Vão postar os típicos comentários: "Amo vocês, amo o trabalho de vocês parabéns, ontem até sonhei com o próximo episódios, super ansiosa" Deu para entender?


CERTO OU ERRADO?

A minha opinião sempre foi, termos um lugar:
  1. Privado
  2. Com todos os fansubs unidos
  3. Cada um traduzindo um drama diferente
Para não acontecer de ter aqueles típicos comentários: "Vão se F**** vocês não são os únicos a traduzir esse drama"

MAS INFELIZMENTE foram aparecendo cada vez mais fansubs [alguns com politicas tão infantis quanto os usuários infantis] e assim aumentando cada vez mais o numero de irracionais e mal educados.

Isso foi fazendo com que os outros fansubs antigos simplesmente foram largando mão e esquecendo do próximo. Antes tinham o cuidado de olhar em todos os fansubs vendo projetos concluídos/andamentos/futuros para assim aceitar um projeto, hoje todo mundo decide qual projeto fazer sem nem se importar com o próximo.

Usuários sem noção + Fansubs com politicas irracionais + Fansubs cada vez mais separado = Fansub Privado.

No post do F4AW terminaram com chave de ouro: "Lembrem-se de que quem “fansuba” não precisa assistir em português. Essas pessoas querem divulgar e ajudar."

E acrescendo dizendo, que EU fiz um fansub por que admiro os trabalhos das pessoas que traduzem para o Inglês ou Espanhol, e agradeço a eles fazendo o mesmo repassando e divulgando o trabalho para a linguá portuguesa.

Para ser sincera eu não sou do tipo que comenta muito, só se eu tiver o que falar do drama, apareço e digo apenas "Obrigado" Não sou uma usuário exemplar.

Alguns Fansubs que entraram para o Privado [ou que estão entrando]: F4AW, DaisukDramas, Jdrama Fansub, Asian Team... a lista parece só aumentar.


MAS ISSO É BOM, CERTO?

Mais ou menos, isso minimiza, mas não resolve, cada um fechando as portas, todos traduzindo o mesmo drama, e os fansubs sem sentido vão continuar existindo alimentando esses animais da internet, o futuro é incerto, mas pare para pensar, eu não consigo imaginar um futuro muito bom...

[ANTES DE QUALQUER COMENTÁRIO: ISSO NÃO É UM ATACK A FANSUB ALGUM, OS ÚNICOS FANSUBS QUE CITEI AQUI FOI APENAS PARA ME EXPLICAR, TAMBÉM NÃO FOI UM ATAQUE A ELES, SE TIVER DUVIDAS TENTE LER MELHOR] Vamos evitar aqueles comentários idiotas, prefiro que não haja comentário do que aqueles 40 comentários de 30 pessoas que nem leram o post.

19 comentários:

  1. Posso parecer um tanto burra por perguntar mas... como exatamente funcionam os fansubs privados? Como vc faz para conseguir acesso aos projetos?

    ResponderExcluir
  2. Você não é burra não , cada fansub escolhe um método diferente alguns são mais simples e outros bem complicado, tem que seguir as regras de cada fansub.

    è realmente lamentável o que tem acontecido entre os fansubs brasileiros eu ja vi isso acontecer nos fansubs espanhol e tbm nos italianos, mas tudo que é aberto ao publico mais cedo ou mais tarde tende a ter problemas desta natureza devido a alguns seres humanos que não estão preparados para viver em sociedade e respeitar o trabalho e os direitos do próximo.
    Eu não sou uma usuária exemplar, devido a falta de tempo raramente deixo comentários, de vez em quando um agradecimento ou um elogio mas jamais critiquei nenhum trabalho,que esta sendo feito e disponibilizado gratuitamente.
    Eu apóio os fansubs serem privados pq se cada membro for devidamente identificado acaba esta palhaçada de se esconder atrás do pseudônimo de "anônimo" para enxovalhar o trabalho alheio.

    ResponderExcluir
  3. Tudo Para Otaku's, então cada um faz de uma forma diferente. No Asian Tean eles abrem vagas para se registrar por exemplo hoje, se você não se registrar até a meia noite você não consegue a conta, tem gente tentando isso até hoje. Se for registrado pode baixar tudo normalmente.
    No Jdrama antes de fechar avisaram que fechariam o site e novos usuarios entrariam apenas com convite, ja não sei sobre os velhos usuarios, tem muita gente com medo desse novo metodo acabar excluindo os antigos e depois não conseguir conta, igual ao Asian Tean.

    Veja são modos diferentes, mas o mesmo problema persiste, a forma como entrar nesses sites, alguns permitem o cadastro qualquer dia e hora e o download numa boa, as vezes isso não acontece, o F4AW ja era assim a tendencia é se fechar cada dia mais, e não só eles.

    ResponderExcluir
  4. É uma pena que os fansubs tenham que tomar esta atitude de se tornarem privados, por causa de cobranças indevidas, porque quem não tem nada a ver com isso acaba sendo prejudicado(a), ficando sem a oportunidade de baixar um projeto que já estava em andamento, mesmo que estivesse demorando muito, pois para ter acesso a estes sites fica muito mais difícil ou quase impossível.

    ResponderExcluir
  5. Entendi... Eu tenho conta no asian team e realmente acho q é útil ter uma senha e um login. Mas por outro lado é muito ruim q fansubs como o JDrama, que praticamente fechou, estejam assim... Eu espero que as coisas se resolvam e, principalmente, que a gente possa assistir doramas legendados pelos nossos queridos fansubs. Não quero que eles sumam de vez.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Jade, realmente acho muito triste o que está acontecendo com os fansubs, não por eles ficarem privados, mas os motivos que estão levando isso a acontecer. Sou (era né) cadastrada em todos eles, posso não ser também aquela que comenta tudo, mas sempre que vejo um dorama ou filme gosto de ir lá na fonte onde consegui e deixar meu agradecimento...

    Acho que tudo isso se deve também à maturidade que vai chegando a todas as pessoas dos fansubs, e junto com ela muitas outras obrigações, muuuuuitas... e aí elas vão percebendo que não estão fazendo tudo aquilo pra ouvir desaforo, e estão se fechando, como o F4AW, ou então sumindo um pouco, como o Drama Kawai, aliás eu não vi esse comentário no Drama Kawai, mas que pobreza de palavras que essa infeliz pessoa teve, eu sou do tempo em que se dizia que a gente só pode dar o que a gente tem, se você só pode dar uma m**da dessa é porque você só tem isso mesmo...

    Espero sinceramente que os fansubs não fechem suas portas um a um, e ainda acredito muito no F4AW, que eles descansem mesmo, pensem na melhor solução e que não saiam prejudicados mas que olhem por nós também...

    Tomara que essa fase de "quero tudo e de qualquer maneira" passe e passe rápido...

    Fighting à todos os fansubers, especialmente à você Jade...
    Meu sincero agradecimento às longas horas dedicadas ao nosso amor incondicional aos doramas, que todos se sintam acariciados por essa admiradora não só do trabalho de todos vocês, mas também da paixão que move tudo isso...

    Super beijo... ♥

    ResponderExcluir
  7. Ha Susana fiquei tão feliz de ver seu comentário. É infelizmente a coisa ta assim, mas espero que futuramente possamos de maneira correta retribuir não só os fansubers mas principalmente os grandes criadores por traz de toda a nossa paixão. [Esse sera o tema do meu próximo post]

    ResponderExcluir
  8. O que seria de mim se não existissem fansubs em inglês dos dramas que eu amo tanto assistir? Agradeço todos os dias quando sai um episódio novo. Infelizmente como a Jade disse os fansubs são um "pouco" desunidos, mas isso não acontece somente nos fansubs de dramas mas nos de mangás, animes e tokusatu. Eu acho que com o surgimento de vários fansubs houve a banalização dos fansubs que prezam realmente pela qualidade e não pela quantidade.
    Hoje existe o famoso é meu, é nosso, algumas vezes querem até exclusividade para lançar determinado drama. É apego demais por algo que não é nosso. Não vou deixar de fazer determinado drama que estava na nossa lista porque outro fansub lançou primeiro, existem as parcerias, existem sim... mas são tão exigentes que hoje fomos obrigados a restringir a parceria de dramas. Não estamos disputando e não ganhamos dinheiro com isso. Acho que para alguns de nós é uma terapia, um hobby ou até mesmo para o aperfeiçoamento na língua. Mas, alguns usuários passam dos limites que é o caso dos usuários leechers que nem sequer colocam um comentário de incentivo e sim destrutivo, e tem a cara de pau de pedir o drama que algum fansub esteja trabalhando em outro só porque está demorando com comentários do tipo " vocês são os melhores", "Traduz o drama tal porque adoro a tradução de vocês" isso é M.E.N.T.I.R.A. As pessoas só querem satisfazer a própria vontade não importa qual seja o preço que os usuários conscientes devam pagar. Está na hora dos verdadeiros fãs se manifestarem e afastarem de vez esses leechers mal-educados e mal-acostumados. Desculpa, mas alguns fansubs (não vale a pena citar nomes) tem uma parcela de culpa para tal comportamento abusivo, se não houve tal comportamento, não teriamos usuários assim.
    Ah, hoje o AsianTeam fechou suas portas para o público e agora será um grupo fechado assim como o F4aw. Leiam o comunicado: http://asianteam.org/st/

    ResponderExcluir
  9. Pra mim a culpa é quase que 100% desses novos fansubs e sua politica de velocidade acima de tudo que deixou os usuários mau acostumados/educados.
    Antigamente la na época do Haitou havia um respeito entre os fansubs e sua lista de andamento/concluidos/futuros os subs conversavam entre si, hoje com muita tristeza vemos todos os subs fazendo o MESMO drama e correndo pra ver quem acaba primeiro, claro que temos subs que fazem na calma com qualidade mas são bem poucos mesmo.
    Quanto a cadastrar os usuários eu acho até valido, mas se fechar desse jeito que eles estão fazendo( NÃO aceitando novos membros ) é um mau enorme que vai restringir e MUITO a divulgação de dramas no Brasil, uma pena mesmo que as coisas estejam caminhando para esse lado.

    ResponderExcluir
  10. ho gente sou nova no ramo mais os melhores dramas (taiwan) estão no asian team e tals eles trancaram totalmente o acesso não os jugo nem um pouco as vezes me uma raiva daqeles idiotas que vem só pra xingar... eu amo assistir os dramas do YOfansub e do ohayo e vejo muitos coments desse tipo "absurdo que demorem e tals" (a vai lá se afogar) as meninas e meninos vem com tanto amor dividir seu tempo entre facul e o hobby deles e veem isso .... naum é legal ainda mais quando nós conhecemos os tradutores e vemos os sacrifícios q eles faze e tudo mais .. me doi o coração d ver o fechamento dos fansubs mais os fansubs que tem a politica de rapidez de coisas e tals não duram muito somente quem gosta disso e sabe que tem muitas pessoas q gostam do seu trabalho e esperam ansiosamente(sinceramente) por ele são esse que ficam.... talvez o login seja um meio de controlar sabe esse tipo de pessoa ... mais o fechamento nos priva de aproveitar de divugar.... espero ter dado minha opinião bjus

    ResponderExcluir
  11. Olá Jade!!!

    Poxa é muito triste o q está acontecendo nos fansubs... porque na minha opinião esses fansubs foram criados para divulgar, e qdo está se privatizando perde todo o sentido.
    faço um trabalho voluntário há mais de 6 anos e sempre me criticam por isso... críticas nem sempre construtivas e sempre dakelas q nunca ajudam em nada =/
    mas uma coisa aprendi, hj eu recebo muito mais do que eu dôo.
    por isso, faça o q te faz feliz, a gente sempre vai estar aqui te apoiando ^^
    vou te deixar uma mensagem

    "Fábula utilizada por Betinho

    Houve um incêndio na floresta e enquanto todos os bichos corriam apavorados, um pequeno beija-flor ia do rio para o incêndio levando gotinhas de água em seu bico.
    O leão, vendo aquilo, perguntou para o beija-flor:
    "Ô beija-flor, você acha que vai conseguir apagar o incêndio sozinho?"
    E o beija-flor respondeu:
    "Eu não sei se vou conseguir, mas estou fazendo a minha parte".

    Então Jade seja vc tb um beija-flor
    bjs ♥
    emis

    ResponderExcluir
  12. Emis gostei bastante da Fabula essa eu não conhecia.

    Eu vou continuar a ser um beija-flor assim como os outros fansubs que ainda resistem a não se privatizar ou fechar as portas de vez, quando eu entrei para esse mundo louco dos dramas e fansubs tinha um fansub muito legal [hoje fechado] ele era composto por muitas estudantes de Universidades então só saia um episódio a cada um mês, mas o legal é que quando saia o episódio todos nós baixávamos e íamos la comentar a nossa opinião sobre aquele episódio e no final do comentário do episódio sempre tinha um agradecimento a equipe.
    Os fansubs querem esse tipo de usuários e não os sanguessugas, os mal-educados e os sem noção. Eu não tinha pensado antes, mas talvez esse tipo de privatização ajude a educar melhor os usuários.

    ResponderExcluir
  13. Mas o que houve depois disso? Eu entendo e concordo totalmente coma privatização, pois as pessoas mal educadas merecem um bom castigo. Eu comecei a ver dorama esse ano, e eu me sinto muito perdida, estou me adequando as regras. E sempre comento, mesmo que não seja um comentário relevante, mas eu agradeço. Pois eu entendo o trabalho que todos têm de traduzir sem fins lucrativos. Sério, eu já tentei começar uma scanlators, de mangás, e eu não consegui nem traduzir e editar metade de um capitulo de um mangá, por ficar cansada. É muito cansativo e tedioso, com mangás, que são imagens, imagine com doramas que são videos e possuem mais de 60 minutos pra legendar, revisar e traduzir, deve ser um inferno. Por isso eu sou profundamente grata, a essas pessoas que se disponibilizam a fazer isso. As pessoas têm que aprender a serem mais educadas e se colocar no lugar das outras pra poder aprender, mas infelizmente, o ser humano é muito egoísta, um pequena porção se salva.

    Então, eu só queria saber, o que houve com o F4AW? eles sumiram do mapa, o site/fórum parece que foi excluído. Vejo muitas referências, mas quando vou atrás, nada. ç_ç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o F4AW é uma grande questão para te ajudar acho melhor você falar com quem já está la dentro a Su do Cadê Meu Dorama???? {http://cademeudorama.blogspot.com.br/} ela pode te dar mais informações.

      Excluir
  14. Por causa de pessoas idiotas, fazem muitos fansubs, tomar essas providencias, e essas pessoas, acabam prejudicando quem esta "entrando no mundo dos doramas".

    ResponderExcluir
  15. Oi Jade, essa é a segunda vez que entro em seu blog e diante da qualidade de suas postagens, gostaria de deixar minha opinião. Embora já façam quase 2 anos desde esse post, percebemos que essa "tendência" que você alertou permanece. Comecei a assistir filmes asiáticos e doramas esse ano, portanto não tenho experiência ou conhecimento como muitas pessoas tem, e por isso tenho um pouquinho de medo de falar algo sem conhecimento, mas acho importante expressar minha opinião porque devem existir outras pessoas na mesma situação que eu. Mas voltando ao assunto em questão: Ao ver pela primeira vez o dorama Why Why Love me apaixonei de cara pelo Mike He e foi onde me despertou a vontade de assistir a outros doramas e conhecer mais sobre esse mundo. O que eu queria era assistir a todos os seus filmes e doramas e em meio a pesquisas vi que não seria uma tarefa fácil, que seria praticamente impossível devido aos fansubs privados. Respeito a decisão e os motivos pelo qual eles foram obrigados a fazer isso, porém lamento não poder ter acesso aos doramas que eu gostaria de assistir. Consegui recentemente acesso ao AsianTeam e faço de tudo para seguir as regras e estou sempre agradecendo à equipe pelos downloads proporcionados. O que mais me entristece é saber, por meio de comentários e pesquisas, que a equipe F4AW é quem já traduziu muitos dos trabalhos de Mike He e que eu nunca vou poder ter acesso a isso :/... Desculpe o longo comentário mas me senti a vontade aqui para este desabafo... Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto bastante de ler esses comentários gigantes, mesmo quando não tenho tempo para isso.
      Bom o F4AW quando surgiu foi um dos primeiros a começar com os dramas Taiwaneses (isso se não foi o primeiro a trazer trabalhos com o Mike He). Eu até tentei ser da equipe mas trabalhar em um grande fansub exige tempo se não atrapalha ao invés de ajudar. Eu vi muitas mudanças mesmo quando era com fansubs que acho que muita gente que hoje baixa nem ouviu falar.
      Hoje já nem ligo mais para tudo isso, eu sei inglês, espanhol e sim sou péssima com o português mas também entendo essa língua. Se um fansunb abre suas portas e disponibiliza seu trabalho eu assisto e agradeço se não, que sejam felizes com sua escolha, sou a favor da divulgação do trabalho (outro dia até ouvi uma musica do GD em uma loja aqui onde moro) isso é reflexo do trabalho dos outros fansubs que tinham como filosofia a divulgação, e de usuários que baixavam agradeciam e discutiam os projetos.
      Eu vivo com a filosofia "Eu traduzo e disponibilizo para quem quiser, apenas divulgação. Assisto os trabalhos de quem disponibiliza aberto (sem aquelas regras) e agradeço"
      Aprendi que um dia todos acordam para a vida e crescem, mudam e percebem o que realmente fazem.
      Já não sei mais nada sobre o fansub do F4AW nem sei se ainda está aberto o fansub, o Asian Team também já nãao frequento mais, e outros são exemplos, ainda falo e baixo os projetos do Sora~d, do DramaFans, do Dramas épicos e outros quando não tem em português eu baixo em outra língua e vivo minha vida.
      Isis há sites como o AnimesXgames que reupam os projetos antigos do F4AW deve ter muitos trabalhos do Mike He lá dê uma passada. Para mim o melhor trabalho desse ator foi mesmo Devil Beside You, dê uma olhada é muito lindo.

      Excluir
  16. Eu sempre procurei agradecer e até mesmo ajudar (money)e faço com muito agrado, aos fansubs por todo o trabalho que sempre tiveram, que sei, não é fácil, por isso acho também que devem existirem regras. Mas existe fansub que levou isso ao extremo, e trata o uuário como se ele estivesse em regime militar, ai também, acha paciência. Sei que esse tópico é antigo, mas hoje, os fansubs podem acabar, pois com os dramas online cada vez mais forte, e podemos até mesmo ver direto na TV, acredito que muitos usuários não se importarão com fansubs, o que é uma pena, eu particularmente, adoro ter meus dramas guardados. Jade excelente post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina, realmente a postagem é antiga, na época não existia nem o DramaFever em português, hoje o trabalho já é possível ser contemplado online, e sem comerciais com uma conta que vale a pena. Na época o DramaFans um dos fansubs que mais amei hoje é o DramaFever, legalizado.
      A verdade é que, seres humanos são criaturas bem irracionais, mas o rio sempre caminha, hoje até mesmo o meu fansub está em Hiatsu, e aqueles "glamourosos" fansubs fecharam suas portas, ainda há outros fansubs, mas a "pira" de antigamente se esvaiu.
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir

Os comentários são moderados para evitar palavrões e ofensa ao próximo, não impeço comentários que apenas vai contra a opinião de outros mas sim aqueles que ofendem. De resto opine a vontade sobre a postagem a produção ou ator em questão.

Imagens no Tumblr

Google+ Seguidores